Bancas examinadoras
Passo a passo para defesas e qualificações:
– Entrega na secretaria das solicitações de defesa de mestrado, defesa de doutorado, qualificação de mestrado e qualificação de doutorado. Escreva o nome completo e correto do orientador, coorientador e dos membros da banca, pois essa folha da solicitação é a que será usada para produzir a documentação de sua defesa/qualificação.
Mestrado
Qualificação de mestrado:
- Banca: 2 professores e 1 suplente
- Prazo: até 15 meses após ingresso
- 30 minutos para apresentação.
- Se reprovar tem até 2 meses para nova qualificação.
Defesa de mestrado:
- Banca: 2 professores (sendo 1 externo ao Programa) e 1 suplente.
- Entrega de 1 artigo submetido, aceito, draft do artigo (artigo científico preparado ou parcialmente preparado para submeter) ou pedido de patente junto ao formulário da solicitação, além do resumo do currículo lattes do membro externo.
Doutorado
Qualificação de doutorado:
- Banca: 3 professores e 1 suplente
- Entrega de 1 artigo aceito ou submetido ou pedido de patente e projeto inicial (o mesmo que usou para ingresso no programa) junto ao formulário de solicitação. Caso tenha um membro externo na composição da banca, anexar o resumo do currículo lattes.
- Prazo: até 30 meses após a entrada
- 45 minutos para apresentação
- Se reprovar tem até 6 meses para nova qualificação.
Defesa de doutorado:
- Banca: 3 professores (sendo 1 externo à UFSC) e 1 suplente.
- Entrega de 1 artigo submetido e 1 artigo aceito ou pedido de patente junto ao formulário da solicitação, além do resumo do currículo lattes do membro externo.
– Avaliação pelo Colegiado da solicitação e aprovação da banca de avaliação.
– Retorno ao aluno que a solicitação foi aprovada/reprovada. Para defesas de Mestrado o relator também é informado.
– 10 dias antes produzir o convite de sua defesa/qualificação e enviar em .jpg para ppgfar@contato.ufsc.br para divulgação. O modelo do convite você encontra aqui: Convite.
– Em caso de modificações no título, data ou membros da banca avisar a secretaria com no mínimo 10 dias de antecedência.
– No dia anterior às defesas e qualificações retirar na secretaria os documentos necessários. São eles: ata, lista de presença e atestados da banca (para defesas de ME e DO), parecer, lista de presença e atestados da banca (para qualificações).
– Se sua banca tiver na composição um membro Externo, imprimir a ficha de membro externo (clique no link) e solicitar ao doutor que preencha. Entregar na secretaria junto com a ata e a lista de presença.
– Devolver na secretaria a ata ou parecer preenchidos e a lista de presença. Os atestados da banca são distribuídos aos integrantes na defesa ou qualificação. É obrigatória a assinatura do aluno na ata.
– Atentar para o prazo dado pela banca para entrega do trabalho com as alterações realizadas. O atraso da entrega da dissertação ou tese causa reprovação.
Alguns lembretes:
Atente para o prazo de qualificação/defesa. A qualificação é feita até 15 meses após a entrada (ME) ou até 30 meses após a entrada (DO). As defesas devem ser realizadas até a data de término do aluno: até 24 meses (ME) e até 48 meses (DO).
A reserva de sala é de responsabilidade do aluno/orientador(a).
A ata é o documento oficial da defesa de sua tese/dissertação. É obrigatória a entrega desse documento preenchido, logo após a apresentação do seu trabalho, na secretaria do PPGFAR.
A entrega de teses e dissertações sofreu alterações para entregas a partir de 01/08/19. Segue orientações abaixo acerca dos novos trâmites:
- Procedimentos-da-BU-entrega-de-trabalhos-de-conclusão-de-curso-em-nível-de-mestrado-e-doutorado
- Ofício Circular N.º 46.2019.PROPG – Documentos para expedição de diploma de mestrado e de doutorado e procedimentos para entrega das teses e dissertações
- Resolução Normativa 46.2019
- Orientação-para-Criação-de-Certificado-Digital-orientadores-e-coordenadores
- Template A4 para Teses e Dissertacões
- Ofício N.º 67.2019.PROPG – Submissão e prazos para deposito trabalho de conclusao
Atenção: envie sua tese/dissertação para a assinatura da coordenação (thais.sincero@ufsc.br) após a assinatura digital do orientador. Dessa maneira a coordenação saberá que estará assinando a versão com as alterações propostas pela banca.