Infra-Estrutura Laboratorial

As atividades do Programa de Pós-Graduação em Farmácia se desenvolvem em cerca de 20 laboratórios, apresentados a seguir:

 

01. Laboratório de Farmacotécnica

Docente responsável: Profa. Elenara Lemos Senna
Outros docentes que utilizam o laboratório: Profs. Angela Machado de Campos, Marcos Antonio Segatto Silva
Espaço físico: Laboratório para pesquisa (50 m2); com duas capelas de exaustão e bancadas, com espaço exclusivo para balança analítica; sala de aula (30m2) com capacidade para 16 alunos; e 02 salas para os professores. Neste laboratório são realizados o desenvolvimento de novos sistemas terapêuticos de fármacos que não são de risco, incluindo atividades com materiais nanoestruturados.
Equipamentos disponíveis: Agitadores magnéticos com aquecimento, homogeneizador ultrasonico, balança analítica, balanças de precisão, capela de fluxo laminar vertical, evaporador rotatório, viscosímetro capilar, centrifuga Sigma k415, banho de ultrasom, pHmetro, computador e impressora DeskJet, geladeira, freezer, Liofilizador, 01 cromatógrafo líquido de alta eficiência, um espectrofotômetro UV/VIS, analisador de tamanho de partículas Mastersizer.

 

02. Laboratório de Controle de Qualidade

Docente responsável: Profs. Marcos Antônio Segatto Silva, Simone Gonçalves Cardoso, Hellen Stultzer, Flavio Henrique Reginatto.
Outros docentes que utilizam o laboratório: Profs. Ângela Machado Campos, Elenara Maria Teixeira lemos Senna, Edson Luiz da Silva
Espaço físico: Laboratório de controle físico-químico (60 m2), laboratório com controle de temperatura e umidade para sistemas analíticos (20m2); sala de lavação e almoxarifado (15m2); laboratório para controle microbiológico (30m2); sala de aula com capacidade para 20 alunos, sala de pesagem (15m2); sala para professores (30m2); sala para os alunos de Pós-Graduação e Iniciação Científica (15m2). As dependências contam com sistema de segurança em laboratório, informática/internet, sistema de vácuo/ar comprimido.
Equipamentos disponíveis: Capela de fluxo laminar vertical Labconco, Capela de fluxo laminar horizontal Labconco, Aparelho de desintegração Ética, Aparelho de dureza Off Tech Galileo, Apelho de friabilidade Ética, Karl Fisher Scott, Estufas bacteriológicas Biomatic e Eletrolab, Microscópio óptico Metrimpex, Balança analítica Ohaus, Lavadora ultrassônica Unique, Centrífuga Sigma, Banho-maria digital Biotech, Cromatógrafo líquido de alta eficiência com duas bombas, detectores de ultravioleta/visível e fluorescência (Shimadzu) acoplado acomputador e impressora; Espectrofotômetro de absorção no ultravioleta duplo feixe (Cary 50 – Varian); Aparelhos de dissolução Varian (VK – 7000), Termobalança TGA-50 Shimazu, Célula DSC-60 Shimadzu, Sistema de água Ultrapura Milli-q Millipore, Capelas de Fluxo laminar vertical e horizontal (LabConco); Câmara Climática Nova Étcia para estudos de estabilidade, entre outros.

 

03. Laboratório: Hormônios & Transdução de Sinais

Docente responsável: Profa. Fátima Regina Mena Barreto Silva
Outros docentes que utilizam o laboratório: Profs. Rozangela Curi Pedrosa, Danilo Wilhelm Filho
Espaço físico: Um laboratório de pesquisa (48 m2), uma sala de estudos e seminários; uma sala de cultura de células (15 m2); uma sala de radioisótopos (15 m2), uma sala para lavação de radioisótopos (10 m2), uma sala para revelação fotográfica (10 m2), duas salas para animais, salas de estudo para alunos com um microcomputador, uma impressora e um scanner.
Equipamentos disponíveis: Banho tipo Dubnoff com agitação; centrífuga de mesa, pHmetro, agitadores, geladeiras, freezer, maquina de gelo picado, destilador de água, balança de precisão, microscópio, capela de fluxo laminar, estufa de CO2, cilindro de nitrogênio, sistema de eletroforese, sistema de imunoblotting, espectrofotômetro de duplo feixe, capelas de exaustão.

 

04. Laboratório: Bioquímica Experimental

Docente responsável: Profa. Rozangela Curi Pedrosa
Outros docentes que utilizam o laboratório: Profa. Fátima Regina Mena Barreto, Danilo Wilhelm Filho
Espaço físico: Um laboratório de pesquisa (48 m2), uma sala de estudos e seminários; uma sala de cultura de células (15 m2); uma sala de radioisótopos (15 m2), uma sala para lavação de radioisótopos (10 m2), uma sala para revelação fotográfica (10 m2), duas salas para animais, salas de estudo para alunos com um microcomputador, uma impressora e um scanner.
Equipamentos disponíveis: Centrífuga de mesa, centrifuga de eppendorf, pHmetro, homogenizador de tecido, balança analítica, banho de ultrasom, agitadores, geladeiras, freezer, placa aquecedora, vortex, agitador horizontal, maquina de gelo picado, destilador de vidro, balança de precisão, microscópio de campo invertido, capela de fluxo laminar, estufa de CO2, cilindro de nitrogênio, sistema de eletroforese vertical e horizontal, estufa para secagem de material, sistema de imunoblotting, espectrofotômetro de duplo feixe, gaiola metabólica, duas capelas de exaustão.

 

05. Laboratório de Virologia Aplicada.

Docente responsável: Profa. Cláudia Maria Oliveira Simões
Outros docentes que utilizam o laboratório: Profs. Angela Machado de Campos, Celso Spada, Eloir Paulo Schenkel, Elenara Maria Teixeira Lemos Senna, Flavio Henrique Reginatto.
Espaço físico: Ocupa as dependências do terceiro andar do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Centro de Ciências Biológicas da UFSCe conta com um espaço físico climatizado de, aproximadamente, 100m2, com 6 diferentes ambientes: (1) Laboratório de Cultura de Células, (2) Laboratório de Bacteriologia, (3) Laboratório para Ensaios de Bioacumulação de Agentes Infecciosos, (4) Laboratório de Processamento de Amostras e de Fotodocumentação, (5) Laboratório de Manipulação de Ácidos Nucléicos e (6) Laboratório de Eletroforese, além de espaços físicos comuns aos pesquisadores do terceiro andar: sala de lavagem, esterilização e filtração de água.
Equipamentos disponíveis: Uma sala com 2 computadores PC, uma impressora jato de tinta, uma mini-geladeira e armários, mesas, cadeiras, estantes, etc. Os estudantes do LVA compartilham uma sala comum, com computadores, impressora, mesas, cadeiras, geladeira, micro-ondas, etc. Equipamentos disponíveis: 3 fluxos laminares horizontais, 2 freezers -20°C , 1 Freezer -85°C, 4 geladeiras comuns, 1 estufa de CO2, 2 microscópios invertidos, 2 botijões com nitrogênio líquido para armazenagem de células, centrífugas para tubos de 15 ml e tubos tipo ependorff, agitadores de mesa (orbital e basculante), 2 autoclaves, 1 estufa microbiológica, estufas de secagem de material, máquina de lavar vidraria de laboratório, fornos de microondas, banhos-maria, sistema para eletroforese vertical, 2 sistemas para mini-eletroforese horizontal, diversos jogos completos de micropipetas, 1 aparato para blotting com bomba de vácuo, 1 forno de hibridização, 1 homogeneizador de tecidos (Ultra Turrax), 1 centrífuga de mesa refrigerada com velocidade até 1.000 rpm e 2 rotores (um para tubos tipo eppendorf e um para tubos de 15 e 50 ml), várias bombas de vácuo, 1 sonicador, 1 rack com magneto para separação imunomagnética, 2 máquinas de PCR (1 para 16 tubos e 1 para 96 tubos), 1 sistema Milli-Q de ultra-purificação de água, 1 espectrofotômetro UV/VIS, 1 sistema de fotodocumentação digital de géis de eletroforese, 1 liofilizador de mesa, etc.
Órgãos financiadores: FAPESC, CNPq, FNS.

 

 

06. Laboratório de Imunohematologia

Docente responsável: Prof. Celso Spada
Outros docentes que utilizam os equipamentos: Prof. Arício Treitinger
Espaço físico: 80m2
Equipamentos disponíveis: FACSCallibur, Aparelho de Fluxo Laminar, centrífuga, banho-maria, geladeira, freezer, estufa, agitador de tubos, Eletroquimioluminescência.

 

07. Laboratório de Biologia Molecular e Microbiologia e Sorologia – LBMMS 

Docente responsável: Prof. Maria Luiza Bazzo
Outros docentes que utilizam os equipamentos: Profs Thaís C. M. Sincero, Maria Cláudia Santos da Silva, Alexandre Onofre Sherley, Sharbel Weidner Maluf, Karin Caumo.
Equipamentos disponíveis: 4 termocicladores, 1 termociclador em tempo real,  leitora, incubadora e lavadora de ELISA, termomixers com agitação e controle de temperatura, espectrofotômetro NanoVue, freezer – 80°C, freezer -40°C, geladeira de 1500 litros, 6 cabines de fluxo laminar, 1 cabine de fluxo laminar com exaustão externa, 2 incubadoras, 1 incubadora de CO2, purificador de água MilliQ, 4 centrífugas, 1 centrífuga refrigerada, balanças analíticas, sistema de foto-documentação de géis, cubas e fontes de eletroforese, banhos -maria, máquina de gelo, microscópio comum, microscópio de fluorescência, mesa agitadora, forno de micro-ondas, forno de hibridização, autoclave.

 

08. Laboratório de Lipídeos, Radicais Livres e Antioxidantes

Docente responsável: Prof. Edson Luiz da Silva
Equipamentos disponíveis: Espectrofotômetro UV/Visível Spectrum SP-2000; Chapa aquecedora Nova Ética; Banho Maria com Agitação Dubnoff Quimis; Evaporador Rotativo Fisaton, Bomba de Vácuo Quimis, Homogeneizador de Tecidos Tecnal, Microcentrífuga Bosystem, Micropipetas Gilson, Banho-Maria Nova Ética, Agitador de Tubos Vortex Vision, Agitador Magnético com Aquecimento Tecnal; Agitador de Tubos Vortex Phoenix, Agitador Magnético Fisaton, Geladeira, Freezer, Potenciômetro Sensoglass; Balança Analítica GEL, Balança Semi- Analítica Gehaca, Estufa p/ Secagem de Materiais Quimis, Destilador de Água Quimis, Deionizador Permution.

 

09. Laboratório de Bioenergética e Bioquímica de Macromoléculas

Docente responsável: Profa. Tânia Beatriz Creczynski Pasa
Espaço físico: 60m2
Equipamentos disponíveis: Zetasizer nano, Espectrofluorímetro Perkin-Elmer, Espectrofotômetro UV/VIS, balança de precisão, luminometro, pHmetro, ultrasom de banho, processador ultrasonico de sonda, microcentrífuga, centrífuga de baixa rotação, vortex e agitadores de placa, bomba de vácuo, geladeira, freezer, banhos-maria, incubadora de células com controle de CO2, capela de fluxo laminar, Sistema de eletroforese e Immunobloting, Sistema para preparação de lipossomas, auto-clave, microscópio invertido, etc.

 

10. Laboratório de Imunologia

Docente responsável:  Profa. Tânia Silvia. Fröde
Espaço físico: 100 m2
 Equipamentos disponíveis: Leitor de Elisa Organon; Estufa bacteriológica, Estufa de secagem, Microscópio ótico comum binocular com objetiva planacromática, lâmpada de halogênio 6V – pHmetro, Banho-Maria, balanças de precisão, Microcentrífuga CITOPRO, Centrífuga de baixa rotação; Agitador de tubos (vórtex), geladeira; Freezer doméstico; Deionizador; contador de células sanguíneas.

 

11. Laboratório de Farmacognosia

Docente responsável: Prof Flavio Henrique Reginatto
Outros docentes que utilizam o espaço: Prof. Eloir Paulo Schenkel, Cláudia Maria Oliveira Simões, Elenara Maria Teixeira Lemos Senna, Marcos Antônio Segatto Silva, Miriam de Barcellos Falkenberg.
Espaço físico: Laboratório (20 m2); sala de equipamentos refrigerada (70 m2), com espaço exclusivo para balanças; sala de estudos (30m2) com biblioteca e 03 computadores com impressora e scanner; uma sala de aula teórico-prática com projetor multimídia e computadores, com capacidade para 20 pessoas; 03 salas individuais para os professores, equipadas com computadores. Neste laboratório são desenvolvidos estudos sobre constituintes químicos de origem vegetal e estudos sobre a garantia da qualidade de serviços farmacêuticos.
Equipamentos disponíveis: Cromatógrafo líquido de alta eficiência com duas bombas e detector de ultravioleta/visível (Shimadzu) acoplado a computador e impressora; Espectrofotômetro de absorção no ultravioleta (Perkin-Elmer) acoplado a impressora; Espectrofotômetro de absorção no infravermelho (Perkin-Elmer) acoplado a impressora; Moinho de facas; Bomba de vácuo de bancada; Bomba de vácuo – jato de água – para rota vapores; Unltrasom; Balanças analíticas; Balanças de precisão; Analizador de umidade com aquecimento por infravermelho; Estufa com circulação forçada de ar e termostato para secagem de material vegetal; Estufa para secagem de vidrarias; Estufa para realização de perda por dessecação, mufla ; Centrífugas; Microscópios ópticos; Lâmpada de ultravioleta para revelação de cromatografia em camada delgada; Evaporadores rotatórios.

 

12. Laboratório de Química Farmacêutica

Docente responsável: Profs. Eloir Paulo Schenkel e Lílian Sibelle Campos Bernardes
Espaço físico: Laboratório (70 m2); sala de balanças; sala de aula teórico-prática com capacidade para 15 pessoas; sala para os professores, equipada com computadores.
Equipamentos disponíveis: Balanças analíticas, microscópio de ponto de fusão, evaporadores rotatórios, estufas, geladeira, freezer, computadores. equipamentos disponíveis em outros laboratórios: Cromatógrafo líquido de alta eficiência com duas bombas e detector de ultravioleta/visível (Shimadzu) acoplado a computador e impressora; Espectrofotômetro de absorção no ultravioleta (Perkin-Elmer) acoplado a impressora; Espectrofotômetro de absorção no infravermelho (Perkin-Elmer) acoplado a impressora; Moinho de facas; Bomba de vácuo de bancada; Bomba de vácuo – jato de água – para rota vapores; Unltrasom; Balanças analíticas; Balanças de precisão; Analizador de umidade com aquecimento por infravermelho; Estufa com circulação forçada de ar e termostato para secagem de material vegetal; Estufa para secagem de vidrarias; Estufa para realização de perda por dessecação, mufla ; Centrífugas; Microscópios ópticos; Lâmpada de ultravioleta para revelação de cromatografia em camada delgada; Evaporadores rotatórios.

 

13. Laboratório de Investigação de Produtos Naturais Marinhos

Docente responsável: Profs. Eloir Paulo Schenkel e Miriam de Barcellos Falkenberg
 Espaço físico: Laboratório (70 m2)
Equipamentos disponíveis: Balança analítica, evaporadores rotatórios, estufas, banho de ultrasom, geladeira, freezer, computadores.
Equipamentos disponíveis em outros laboratórios: Cromatógrafo líquido de alta eficiência com duas bombas e detector de ultravioleta/visível (Shimadzu) acoplado a computador e impressora; Espectrofotômetro de absorção no ultravioleta (Perkin-Elmer) acoplado a impressora; Espectrofotômetro de absorção no infravermelho (Perkin-Elmer) acoplado a impressora; Moinho de facas; Bomba de vácuo de bancada; Bomba de vácuo – jato de água – para rota vapores; Unltrasom; Balanças analíticas; Balanças de precisão; Analizador de umidade com aquecimento por infravermelho; Estufa com circulação forçada de ar e termostato para secagem de material vegetal; Estufa para secagem de vidrarias; Estufa para realização de perda por dessecação, mufla ; Centrífugas; Microscópios ópticos; Lâmpada de ultravioleta para revelação de cromatografia em camada delgada; Evaporadores rotatório.

 

14. Laboratorio de Oncologia Experimental

Docente responsável: Profs.Maria Claudia Santos Silva, Maria Luiza Bazzo
Espaço físico: 50 m2
Equipamentos disponíveis: Capela de Fluxo Laminar, Butijão de Nitrogênio líquido, balaças, vortex agitadores, sistema de eletrofores e de imunobloting.
Tem acesso aos laboratório do HU cujos equipamentos disponíveis são: citometro de fluxo, centrífuga de placa, leitora de elisa, microscópio de fluorescência e comum, além do acesso ao laboratório da Profa. Tânia B. C. Pasa cuja infra-estrutura está indicada acima.

 

15. Biotério

O Biotério Central da Universidade Federal de Santa Catarina instalou-se em 1977 como órgão vinculado ao Centro de Ciências Biológicas, tendo como função reproduzir e manter animais de laboratório destinados ao Ensino e Pesquisa na Instituição. O Biotério Central compreende uma área física de aproximadamente 1.750m², é do tipo criação, produção e manutenção de padrão convencional. Localiza-se no Campus Universitário – Setor F – bairro Trindade, cidade de Florianópolis. O Biotério possui Certificado e Registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV/SC sob nº 2353/J e Registro no Colégio Brasileiro de Experimentação Animal – COBEA, sob nº 13/1998, tendo por meta produzir reagentes biológicos de qualidade, atendendo a comunidade universitária nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Do Biotério Central a maioria dos animais são distribuídos para os Biotérios setoriais. As principais linhagens utilizadas nos modelos experimentais são cães, coelhos, cobaias, ratos e camundongos. O Programa de Pós-Graduação em Farmácia conta atualmente com 5 Biotérios setoriais. Estes armazenam os animais que são cedidos semanalmente pelo Biotério Central da UFSC. Além disso, a infraestrutura dos Biotérios estão de acordo com os padrões exigidos pelos Comites de ética no uso de animais, ou seja são climatizados com ciclo claro/escuro de 12 horas, além de temperatura ambiente 25oC. Algumas das linhagens também são adquiridas por outros Biotérios como o da USP, o qual são linhagens especiais, ou seja camundongos Knockaut. É importante ressaltar que todos os projetos envolvendo experimentação necessariamente passam pelo crivo de uma comissão de ética instalada na UFSC.

16. Farmácia Escola

Responsável: Profas. Dras. Mareni Rocha Farias e Silvana Nair
A Farmácia Escola do Deparatmento e Ciências Farmacêuticas em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianopolis e o Hospital Universitário passou a integrar o Sistema Único de Saúde, atendendo dois programas governamentais. O programa de Medicamentos de Dispensação Excepcional e o Programa de Assistência Farmacêutica na atenção básica. Neste local os aluno de mestrado e doutorado desenvolvem  projetos de pesquisa na linha de Garantia da qualidade, Produtos e Serviços, se envolvendo diretamente com pacientes do ambulatório do Hospital Universitário e pacientes que utilizam medicamentos de alto custo.

Além dos laboratórios ligados diretamente aos Departamentos de Ciências Farmacêutica e Análises Clínicas, os docentes do PGFAR ainda podem contar com a infra-estrutura física e de equipamentos de outros laboratórios da UFSC, como Centro de microscopia Eletrônica criado com recursos do CT-INFRA, laboratórios do Hospital Universitário, do Departamento de Farmacologia, Departamento de Química,Departamento de Fisiologia, Departamento de Ecologia e Fisiologia.

Equipamentos disponíveis em outros laboratórios: Microscópio eletrônico a transmissão, Centro de microscopia eletrônico; Microscópio eletrônico de varredura, Microscópio confocal; Disruptor de células Branson, modelo B 450, equipado com ponta de titânio 1 cm de diâmetro, Ultracentrífuga Beckman Optima Xl-100K, Espectrômetro de Cintilação Líquida (LKB 1209-Rack Beta), câmara de Tucker para medida de consumo de oxigênio,Difratômetro D5000 (Laboratório de Materiais CTC/UFSC), ABX – Contador automático de Células, Sysmex  Contador automático de Células, Espectrofotômetro de Ressonância Magnética Nuclear, Leitor de Elisa, COBAS MIRA, Citômetro de fluxo.

Adicionalmente, os professores que realizam estudos epidemiológicos com marcadores clínicos de doenças realizando levantamentos de dados bem como exames necessários para execução de pesquisas populacionais contam com a colaboração de Laboratórios de Análises Clínicas públicos e privados situados em diversas cidades do Estado, a saber: Laboratório Santa Catarina (Blumenau), Laboratório Verner Willrich (Brusque), Laboratório Búrigo (Criciúma), Laboratório KG (Joinville), Laboratório de Análises Clínicas Lages e Laboratório BHC (Lages), Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Rio do Sul), Laboratório Médico Santa Luzia, Ciência Laboratório Médico, Laboratório Central de Saúde Pública, Laboratório do Hospital Universitário da UFSC e Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Florianópolis).