Defesas, qualificações e entrega de Teses e Dissertações

Passo a passo para defesas e qualificações:

Entrega na secretaria das solicitações de defesa de mestrado, defesa de doutorado, qualificação de mestrado e qualificação de doutorado. Escreva o nome completo e correto do orientador, coorientador e dos membros da banca, pois essa folha da solicitação é a que será usada para produzir a documentação de sua defesa/qualificação.

Resumo:

Para qualificações de mestrado:

Banca: 2 professores e 1 suplente

Prazo: até 15 meses após ingresso

30 minutos para apresentação.

Se reprovar tem até 2 meses para nova qualificação.

Para defesas de mestrado:

Banca: 2 professores (sendo 1 externo ao Programa) e 1 suplente.

Entrega de 1 artigo submetido, aceito, draft do artigo (artigo científico preparado ou parcialmente preparado para submeter) ou pedido de patente junto ao formulário da solicitação.

Para qualificação de doutorado:

Banca: 3 professores e 1 suplente

Entrega de 1 artigo aceito ou submetido ou pedido de patente junto ao formulário de solicitação.

Prazo: até 30 meses após a entrada

45 minutos para apresentação

Se reprovar tem até 6 meses para nova qualificação.

Para defesas de doutorado:

Banca: 3 professores (sendo 1 externo à UFSC) e 1 suplente.

Entrega de 1 artigo submetido e 1 artigo aceito ou pedido de patente junto ao formulário da solicitação.

– Avaliação pelo Colegiado da solicitação e aprovação da banca de avaliação.

– Retorno ao aluno que a solicitação foi aprovada/reprovada. Para defesas de Mestrado o relator também é informado.

10 dias antes produzir o convite de sua defesa/qualificação e enviar em .jpg para ppgfar@contato.ufsc.br para divulgação. O modelo do convite você encontra aqui: Convite.

Em caso de modificações no título, data ou membros da banca avisar a secretaria com no mínimo 10 dias de antecedência.

No dia anterior às defesas e qualificações retirar na secretaria os documentos necessários. São eles: ata, lista de presença, atestados da banca e folha de rosto (para defesas de ME e DO), parecer, lista de presença e atestados da banca (para qualificações).

– Se sua banca tiver na composição um membro Externo, imprimir a ficha de membro externo (clique no link) e solicitar ao doutor que preencha. Entregar na secretaria junto com a ata e a lista de presença.

Devolver na secretaria a ata ou parecer preenchidos e a lista de presença. Os atestados da banca são distribuídos aos integrantes na defesa ou qualificação. É obrigatória a assinatura do aluno na ata.

– Atentar para o prazo dado pela banca para entrega do trabalho com as alterações realizadas. O atraso da entrega da dissertação ou tese na BU gera multa.

Alguns lembretes:

Atente para o prazo de qualificação/defesa. A qualificação é feita até 15 meses após a entrada (ME) ou até 30 meses após a entrada (DO). As defesas devem ser realizadas até a data de término do aluno: até 24 meses (ME) e até 48 meses (DO).

A reserva de sala é de responsabilidade do aluno/orientador(a).

A ata é o documento oficial da defesa de sua tese/dissertação. É obrigatória a entrega desse documento preenchido, logo após a apresentação do seu trabalho, na secretaria do PPGFAR.

Lembre-se que a assinatura da coordenadora na folha de rosto, que se dá após o cumprimento de todas as exigências do curso e da banca, é necessária para a entrega de seu trabalho na Biblioteca Universitária. Para isso o orientador deve imprimir e preencher o atestado de cumprimento das exigências da banca, após, o aluno deve comparecer na secretaria com o atestado para então obter a assinatura da coordenação.

Portanto evite a multa na BU, não deixe para a última hora a entrega do seu trabalho final, faça as alterações solicitadas pela banca e colete a assinatura da coordenadora tão logo quanto for possível.